Centro Auto Twin Tyres

Os Nossos Serviços

Serviço

Pneus

A vida útil de um pneu não vem inscrita num manual, nem tem grande forma de se prever. Esta é outra atenção que depende sobretudo da sensibilidade entre cada condutor.
O desgaste dos pneus pode variar consoante uma data de factores como o design geometria dos mesmos, o clima, as condições da estrada, os hábitos de condução do condutor (travagens e acelerações em excesso), o peso do veículotipo de percursos (citadinos ou auto estadas), entre outros cuidados essenciais.
O limite máximo é de 10 anos para substituir os pneus de origem por uns novos, mesmo que o seu estado destes estejam aparentemente bons. A mesma recomendação aplica-se também aos pneus sobresselentes.
Outras recomendações mais pontuais como estar atento ao desgaste irregular dos 4 pneus, o alinhamento da direcção e uma pressão de ar correctamente colocada, podem prolongar a vida útil dos pneus do seu automóvel.
Já em condução, procure evitar estradas sinuosas ou ruas particularmente danificadas e de piso irregular. Evite também as tampas de saneamento mais salientes, passar por cima de pedras ou gravilha e os longos trajetos em estradas de paralelo.
A substituição dos pneus deve ser feita sempre que:
  • Existir algum furo no piso, com mais de 6mm de diâmetro;
  • O piso estiver desgastado para além da profundidade do piso recomendada pelo Código da Estrada;
  • O flanco estiver danificado;
  • O bordo do pneu (talão) estiver danificado ou deformado.
Relembre, ainda, que a altura do piso mínima permitida por lei dos pneus é de 1,6 mm para veículos ligeiros e de 1 mm para motociclos e pesados.
Recorde que a sensação desconfortável na condução pode indicar os danos nos pneus ou o desgaste excessivo. Se durante a condução sentir vibrações ou perturbações ao volante, reduza a velocidade e evite continuar na faixa de rodagem e tente imobilizar o seu veículo num local seguro. Se algum pneu estiver danificado, esvazie-o e substitua-o pelo sobresselente.
Como mudar um pneu:
  1. Desligue o carro e acione o travão de mão;
  2. Coloque um objeto pesado na frente das rodas dianteiras e traseiras;
  3. Encaixe o macaco – se não souber qual o local exato, leia o manual de instruções;
  4. Levante o macaco até que ele suporte o peso do carro, de forma perpendicular ao chão e sem levantar o carro;
  5. Desaperte, sem desprender totalmente, os parafusos (girando no sentido oposto ao dos ponteiros do relógio);
  6. Acione o macaco para remover o pneu;
  7. Remova os parafusos totalmente;
  8. Retire o pneu furado ou estragado e coloque-o sob o veículo, para diminuir acidentes no caso de queda do veículo;
  9. Coloque o novo pneu e encaixe de novo os parafusos;
  10. Aperte os parafusos à vez, numa sequência alternada, até que estes fiquem bem firmes;
  11. Baixe o carro com cuidado para que o seu peso não fique apoiado sobre no novo pneu;
  12. Desça o carro na totalidade e retire o macaco, acabando de apertar os parafusos;
  13. Guarde o pneu retirado na bagageira e procure levá-lo para reparação.

Agende um Serviço